
Após dois anos, Teatro de Americana reabriu no último dia 20 com presença de 450 pessoas
Entre fechamento, reabertura, queda e manutenção, o Teatro Municipal de Americana Lulu Benecase, que completou 34 anos no dia 04 de março, já passou por muitos percalços. Dessa vez o espaço ficou fechado por dois anos, logo que a pandemia do Covid-19 começou a assolar o país e reabriu no último dia 20 de abril com espetáculo musical, presença de autoridades e um público de cerca de 450 pessoas que prestigiaram o retorno da casa de espetáculos.
Na ocasião estiveram presentes as autoridades da cidade, sendo o prefeito Chico Sardelli, o vice prefeito Odir Demarchi, o presidente da câmara Thiago Martins e a secretária de cultura e turismo, Márcia Gonzaga Faria. Todos discursaram no início da cerimônia, expressando a emoção de reabrir o espaço cultural que é tão importante para Americana.
“Estou há 31 anos no poder público e acho que é a 4 ª vez que eu presencio a reabertura do teatro. Cada vez é diferente e ainda mais passando por tudo que todo mundo passou nesses dois anos é um momento memorável. A emoção é indescritível porque esse momento é muito importante para mim, como servidora pública, para a cidade, para os artistas, para a plateia e para a cultura. É a voz da cultura”, diz Marcia Faria, secretária de cultura e turismo de Americana.
Para receber o público novamente, o evento de reabertura contou com shows da banda Dois Dobrado e Enok Virgulino. Ambos tocaram e cantaram clássicos do forró e músicas de autoria própria, fazendo com que o público levantasse de suas poltronas e dançasse, ali mesmo.
Manutenções
Em 2019 durante apresentação de uma companhia de dança, uma parte do tablado de madeira que fica em frente ao palco (onde existe o fosso da orquestra) cedeu com o excesso de peso, já que na ocasião um grupo de pessoas comemorava pulando juntas, em um único ponto. A partir disso o palco precisou ser reforçado.
Durante o período da pandemia em que todas as casas de shows foram fechadas, a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana aproveitou para realizar as reformas técnicas tanto no placo, quanto em outros pontos.
Ao todo, foram investidos R$ 205 mil para o reforço com aço metalúrgico da estrutura do palco além do guarda-corpo da passarela na parte frontal do palco e das escadas em caracol. Na reforma, a caixa de energia do espaço precisou passar também por manutenção.
“Depois que tivemos o incidente com o palco em 2019, contratamos uma empresa para realização do laudo técnico para apontar quais locais da estrutura do palco precisavam ser reforçados. A empresa que ganhou a licitação realizou o reforço e as outras reformas necessárias. Depois de tudo pronto, o corpo de bombeiros foi até o teatro e testou que estava tudo em ordem para finalmente reabrirmos para espetáculos”, explica a secretária de cultura.
Com o laudo técnico e as reformas, o espaço é considerado adequado para continuar recebendo apresentações e o público.
O espetáculo continua!
Depois de reaberto, o objetivo é levar para o Teatro Municipal de Americana Lulu Benencase cada vez mais atrações culturais que enriquecem a cidade.
“A expectativa é trazer grandes espetáculos além das Mostras que vamos fazer. Mostras de dança, de teatro e de artistas de Americana. A demanda agora que reabrimos é muito grande e já temos protocolos reservando datas. Criamos, inclusive, uma comissão, constituída por portaria, para cuidar das demandas do teatro”, conta a secretária Marcia.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana para ficar por dentro de todas as datas e agenda de espetáculos no local: https://www.facebook.com/secturamericana/
CONFIRA A GALERA DE FOTOS DO EVENTO
[/vc_column_text]
Confira também a reportagem completa da cobertura do evento, no vídeo:
*Crédito imagens: Gilberto Francisco